PROGRAMAÇÃO MUSICAL - EMI ENI SETE 45 ANOS DEPOIS
DURANTE O SHOW cada integrante do Emi Eni Sete vai tocar individualmente uma ou duas músicas com o acompanhamento de Mário Nelli ao teclado e, onde necessário, com alguns outros naipes do seu atual conjunto. As músicas foram selecionadas pelos próprios integrantes pela sua projeção na década de 1960 ou pela beleza de sua execução nos instrumentos de cada um. Cabe lembrar que muitos integrantes pararam de tocar tempos atrás e somente agora estão retomando os ensaios (refazendo as "embocaduras") para dar ao público presente o melhor de si.
PROGRAMA MUSICAL EMI ENI SETE (INDIVIDUAL)
Esta canção foi composta por Jorge Benjor, mas foi na voz de Wilson Simonal que ganhou repercussão pelo Brasil no ano de 1969. O enorme sucesso casou com o ufanismo propagado pelo regime militar. A música ainda seria tema de uma sátira escrita por Juca Chaves, com o nome de "Take me back to Piauí". Polêmica ou não, o fato é que essa música foi gravada por grandes nomes como Daniela Mercury, Shakira, Cláudia Leite e Ivete Sangalo, além do próprio Jorge Benjor.
Molambo
Samba canção de 1953 e um clássico da MPB, composto por Jayme Tomás Florence (Meira) e Augusto Mesquita. Meira foi vizinho de Noel Rosa, com quem fez várias apresentações. Ao longo do tempo a música foi gravada por grandes intérpretes como Jamelão, Maysa Matarazzo, Ney Matogrosso, etc. Na década de 1960, o conjunto “Os Incríveis” fez uma versão em ritmo de rock, o que agradou muito a juventude brasileira (esta versão é a tocada nesta apresentação com o baterista Budu).
PIMENTEL - trompete
Composição de 1944, de Victor Young para o filme da Paramount "The Uninvited", posteriormente, em 1946, com letra de Ned Washington. Trata-se de um jazz tipo standard, situado entre as 10 mais conhecidas do gênero e gravado por renomados intérpretes (Frank Sinatra, Anita O'Day, Ella Fitzgerald, etc.). A música foi tocada em vários filmes: The Nutty Professor/Professor Aloprado (1963), Sabrina (1995), Casino (1995) e Bajo las estrellas (2007).
EZEQUIEL - guitarra
Esta música originalmente foi gravada num disco compacto pela banda inglesa The Dakotas (EUA), no início dos anos 1960. No Brasil, a melodia ganhou uma rápida projeção nacional com o conjunto "Os Incríveis", que surgiu em 1963 com o nome de "The Clevers". Gravada em 1964, "O Milionário" foi um retumbante sucesso em todo o Brasil e pode ser considerada uma das 10 músicas mais (re)conhecidas da década de 1960. Em termos de melodia e harmonia, a música nada tem de sofisticado - a sua beleza resulta principalmente dos efeitos de eco e reverber, gerados pelos recursos dos novos amplificadores elétricos fabricados a partir da segunda metade do século passado.
Lullaby of Birdland
Música composta em 1952 por George Shearing (1919-2011), com letra de David Weiss (pseudônimo de B.Y. Foster). Trata-se de uma homenagem de Shearing ao saxofonista Charlie Parker (1920-1955), apelidado "Bird, e do Clube de Jazz Birdland, que também homenageou aquele grande artista, falecido aos 35 anos de idade. A Lullaby (trad.: canção de ninar) foi gravada por cantoras famosas como Ella Fitzgerald, Sara Vaughan e, mais recentemente, por Amy Winehouse. Por muitos anos, esta música serviu como tema de abertura do primeiro conjunto formado por Mário Nelli, com os seguintes músicos: Laércio Mastrodomênico, Arcílio Mardegan, Nelson e Gilberto Salomão.
JOÃZINHO – Contrabaixo e Guitarra
Música composta por George Harrison, que aparece no álbum Abbey Road (1969). A gravação da música levou quase um mês para ser feita, pois o arranjo envolveu, além dos instrumentos regulares da banda, violas, violoncelos, pícolos, flautas e clarinetas. John Lennon não participou desta gravação por estar se recuperando de um acidente de carro. Lulu Santos gravou uma versão em português, fazendo justiça ao fato de que se trata de uma das músicas mais regravadas dos Beatles.
NEISON RIOS – Guitarra e contrabaixo
Composição de 1933, por Will Hudson e Iriving Mills, com letra de Eddie DeLange. A música ganhou projeção através da interpretação da orquestra de Benny Goodman em 1934, sendo utilizada como tema nas películas "The Aviator" e "The Fabulous Baker Boys"; apareceu também no filme "Picnic", de 1955. Vários artistas de renome gravaram essa melodia e mais recentemente Rod Stewart a interpretou em grande estilo.
Misery
Esta música foi composta por John Lennon e Paul McCartney em 1963, apresentando-se como uma faixa do álbum "Please Please Me". A canção foi encomendada e primeiramente interpretada pela cantora inglesa Helen Shapiro, que precisava de uma peça "country" a fim de gravar um disco em Nashville (Tennessee, USA). A cadência de "Misery" sofreu mudanças em suas diferentes gravações.
SIMÕES - Sax Tenor
Música escrita por Bob Thiele e George Davis Weiss na década de 1960. Ganhou projeção mundial na voz de Louis Armstrong em 1967; entrou para o Grammy Hall of Fame em 1999. A música se transformou num antídoto à violência no mundo, à discriminação racial e poder autoritário, além de pregar a esperança e necessidade de construção de uma vida melhor para todos.
Unchained Melody
Música de Alex North e primeira letra de Hy Zaret (1955). É uma das canções mais gravadas do século XX, com cerca de 500 versões em diversos idiomas. Elvis Presley gravou a música em 1978, transformando-se num sucesso imediato desse grande ícone do rock. A canção acabou se tornando o tema principal do grande sucesso cinematográfico Ghost, com Patrick Swayze e Demi Moore na década de 1990, na versão da dupla The Righteous Brothers.
VASQUINHO - Guitarra
Música aclamada, com projeção maior na voz de Johnny Mathis uma gravação de 1959, e que faz parte do Grammy Hall of Fame (1991). O pianista Erroll Garner era um sujeito que bolava as mais estranhas aberturas para as suas músicas, acordes estranhos/dissonantes para chamar atenção do público para a sua música. O mesmo compositor tinha a estatura baixa e, por isso mesmo, levantava ao máximo o banco do piano para parecer mais alto.
Sallys's Tomato (Henry Mancini)
Do Álbum Breakfast at Tiffany's [Bonequinha de Luxo, 1961], filme da Paramount, estrelado por Audrey Hepburn (1961), que também contem outro clássico de Mancini, Moon River; filme foi produzido a partir de uma novela de Truman Capote. O original foi gravado em ritmo de bolero (ou chá-chá-chá lento), com acordes em arpejo. A música parece ser uma série de caídas com modulações na sequência II, V, I.
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GRATO PELO SEU COMENTÁRIO. Reserve o dia 07 de dezembro de 2013 para participar da NOITE DE GALA. Abraço, Ezequiel