METIDOS A BESTA E SE FERRANDO


Antes mesmo da formação do Emi Eni Sete e ainda integrantes do Conjunto Mário Nelli, alguns músicos e eu resolvemos nos separar e formarmos o nosso próprio grupo musical. Quer dizer, questionamos, na época, a liderança do Mário e a sua projeção/fama junto à comunidade dançante de Santa Cruz do Rio Pardo.

Não me recordo muito bem como foi essa separação: simplesmente abandonamos o barco e deixamos o Mário a ver navios. Que ele, se quisesse, tocasse sozinho lá no Clube dos Vinte. 

Em verdade, tínhamos recebido um forte do convite da então Diretoria do Icaiçara Clube para tocarmos lá. O cachê era um pouco maior e previa apresentações todos os sábados, além da cobertura de um bom lanche para os músicos. 

Mas precisávamos de uma solista (ainda não estavam nessa formação nem o Simões e nem o Pimentel). Soubemos que em Ourinhos havia um acordeonista. Fomos atrás e o rapaz - um negrão grande com um defeito no pé, cujo nome me escapa - topou a parada somente depois de uma longa conversa que tivemos com o pai dele. Este, inclusive, pedia uma série de cuidados, pois dizia ser seu filho ainda "púbere".

Fizemos alguns ensaios e, se me lembro bem, havia limitações musicais imensas entre a gente. E o repertório era mais limitado ainda, pois os tons não casavam. Além disso, o amigo sanfoneiro não tinha muito tempo para ensaios, visto que a viagem entre Santa Cruz e Ourinhos naquela época era bem mais longe do que hoje em dia.

As primeiras apresentações até que conseguiram reunir um público dançante razoável, mas foram rareando, rareando, rareando até não aparecer mais ninguém. Os amantes da dança e da boa música se dirigiam para o Clube dos Vinte onde o Mário, sozinho ao piano, conseguia fazer aquilo que o nosso conjunto inteiro fazia.

Caímos na real, colocamos o rabo entre as pernas, terminamos com o "novo" conjunto e voltamos todos a tocar sob a liderança do Mário no Clube dos Vinte. 

Creio que foi uma ótima lição de humildade para nós, os separatistas...

Ezequiel, guitarrista do Emi Eni Sete

Comentários

Postagens mais visitadas